Desmobilização e remoção de tanques seguindo os procedimentos da CETESB

20/06/2023

desmobilização e remoção de tanques faz parte do processo de desativação de uma área.

Essas medidas visam identificar as condições dos tanques, histórico de uso, além de eliminar fontes de contaminação ativas.

A atividade de remoção desses tanques requer uma atenção especial devido aos riscos envolvidos, como a possibilidade de explosões e a contaminação do ambiente. 

Veja abaixo mais informações sobre esse procedimento. 

 

O que é a desmobilização e remoção de tanques pela Cetesb?

Remoção e desmobilização de tanques

A remoção e desmobilização de tanques pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) são processos distintos que envolvem a retirada e desativação de tanques de combustível. 

Esses tanques podem ser suspensos ou subterrâneos e são utilizados para armazenar diferentes tipos de líquidos. Existem diversas razões pelas quais uma empresa pode optar por desativar ou remover esses tanques. 

Para começar o processo de remoção, é recomendado realizar uma avaliação prévia da área por um técnico especializado, com experiência no procedimento.

 

Quais tipos de serviços podem ser feitos?

Os técnicos qualificados possuem a capacidade de executar os serviços de desmobilização e remoção de tanques, sejam eles químicos ou de combustíveis, assim como de reservatórios e tubulações aéreas e subterrâneas em instalações comerciais e industriais. 

Eles seguem rigorosamente os procedimentos estabelecidos pela CETESB.

Esse processo abrangente engloba várias etapas, desde a regularização com a obtenção do parecer técnico emitido pela CETESB, que envolve a apresentação do projeto para a retirada dos tanques, até a execução de atividades como:

  • limpeza técnica industrial;
  • aferições utilizando equipamentos como explosímetro e oxímetro;
  • coleta;
  • transporte e destinação correta dos tanques;
  • manejo de produtos e resíduos gerados durante a limpeza e higienização dos tanques e tubulações.

Adicionalmente, é possível realizar um trabalho de investigação de passivo ambiental, incluindo as fases I e II, em áreas que foram desativadas após a remoção de tanques aéreos ou subterrâneos. 

Essas etapas adicionais visam avaliar possíveis impactos ambientais e adotar medidas adequadas de mitigação, se necessário.

 

Diferença de desmobilização e remoção de tanques

A remoção de tanques é o processo de retirada de tanques subterrâneos ou de combustível, de um determinado empreendimento, não implicando no encerramento de suas atividades naquele local. 

Já a desmobilização de tanques é o processo em que todos os equipamentos do sistema de armazenamento e abastecimento são retirados de um local em virtude do encerramento das atividades.

Esse serviço geralmente vem acompanhado do Plano de Desativação e da Declaração de Encerramento de Atividades do Empreendimento, que constam no artigo 56 do Decreto nº 59.263/2013.

 

Por que contratar uma empresa especializada?

Remoção e desmobilização de tanques

Uma vistoria inicial é fundamental para obter informações precisas sobre as condições do tanque e do entorno. 

O serviço deve ser realizado por um especialista que deve seguir as instruções da Norma ABNT 14973/2010, que estabelece os procedimentos para desativação, remoção, destinação, preparação e adaptação de tanques subterrâneos usados.  

A remoção de tanques exige uma atenção especial devido ao risco iminente de explosão e contaminação do solo

Portanto, é crucial que a empresa contratada possua todas as licenças necessárias junto aos órgãos competentes e que todo o procedimento seja conduzido sob o acompanhamento de uma equipe técnica especializada.

Essa equipe multidisciplinar deve estar equipada com instrumentos de medição de gases. 

A operação deve levar em consideração as condições atuais do tanque, garantindo que este esteja completamente vazio, limpo, desgaseificado e inertizado. 

Além disso, é importante observar cuidadosamente os aspectos que possam representar riscos de explosão e contaminação da região.

 

Leia também: O que é a NBR 15515 e suas variações?

 

Como é feito o procedimento para remoção de tanques?

Antes de iniciar o procedimento de remoção, é essencial realizar uma Avaliação Preliminar da área em questão, com o intuito de obter informações sobre as condições do tanque e seu histórico de uso. 

Essa análise prévia é essencial para estabelecer medidas de segurança apropriadas e planejar de forma eficiente o processo de remoção.

A remoção do tanque de combustível é conduzida de acordo com as instruções do Anexo VI – Procedimento para Remoção de Tanques e Desmobilização de Sistema de Armazenamento e Abastecimento de Combustíveis, emitido pela CETESB. 

Esse anexo tem como objetivo fornecer diretrizes, com foco na caracterização do passivo ambiental na área.

O documento estabelece as seguintes etapas para remoção de tanques pela CETESB:

  • Medição dos Gases e Desgaseificação do Tanque;
  • Amostragem do solo;
  • Escavação e Retirada do Tanque;
  • Teste de Fundo de Cava para Análises de VOC;
  • Legalização do Passivo Ambiental e Destinação;
  • Emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica ) e Assinatura do Engenheiro Responsável;
  • Relatório Técnico Conclusivo de Remoção ou Desmobilização de Tanque.

 

Legislação para Remoção e desmobilização de Tanques

A empresa Ambiento Brasil segue rigorosamente as normas e regulamentações aplicáveis a este serviços. 

Nossos procedimentos estão alinhados com as seguintes legislações:

  • Decisão de Diretoria N° 010/2006/6 da CETESB: Procedimento que orienta a remoção de tanques e a desmobilização de sistemas de armazenamento e abastecimento de combustíveis;
  • Decisão de Diretoria Nº 038/2017/C da Cetesb: Procedimento para a Proteção da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas;
  • Conama 273: Estabelece diretrizes para o licenciamento ambiental de postos de combustíveis e serviços, visando a prevenção e controle da poluição;
  • ABNT NBR 14973:2010: Norma que aborda o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis, incluindo as diretrizes para desativação, remoção, destinação, preparação e adaptação de tanques subterrâneos usados.

 

Nossa equipe ainda realiza todas as coletas, retiradas de amostras, medição dos gases – emitindo relatório técnico conclusivo após os procedimentos de remoção ou desativação de tanques de combustíveis.

 

Conclusão sobre os procedimentos para a remoção e desmobilização de tanques

Remoção e desmobilização de tanques

Contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, não apenas assegura que todas as etapas sejam realizadas com precisão e segurança, mas também proporciona a tranquilidade de estar em conformidade com as regulamentações e normas aplicáveis. 

A experiência e o conhecimento técnico da empresa contribuem para minimizar os riscos, proteger o meio ambiente e garantir a conclusão bem-sucedida do procedimento.

 

Precisando do serviço de remoção ou desmobilização de tanques? Faça o orçamento com a AMBIENTO BRASIL! E nos siga nas redes sociais: Facebook e Linkedin.

Há mais de 10 anos no mercado, a AMBIENTO Brasil tem grande conhecimento no trabalho e conta com um corpo técnico multidisciplinar atento a todas as normas e procedimentos ambientais.

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

Hoje no dia mundial da água, convido você a refletirmos sobre a importância dela para o nosso planeta.

Qual é a importância da realização da Investigação Detalhada?

Qual é a importância da realização da Investigação Detalhada?

A Investigação Detalhada é a terceira etapa do Gerenciamento de Áreas Contaminadas que tem como objetivo ter o conhecimento do tamanho total da contaminação, e também, identificar todos os pontos de risco. É nessa fase que se inicia os procedimentos para a recuperação...

Dia do Controle da Poluição Industrial

Dia do Controle da Poluição Industrial

Como especialistas em soluções ambientais para o segmento industrial e de serviços, entendemos como é importante reduzir os impactos causados ao meio ambiente, e nada melhor que a data de hoje para promover a conscientização sobre esses cuidados na sua empresa. Os...

ORÇAMENTO
BUDGET
PRESUPUESTO