SOLUÇÕES AMBIENTAIS

Remoção e Desmobilização de Tanques
A remoção é o processo de retirada de tanques de um determinado empreendimento, não implicando no encerramento de suas atividades. A desmobilização é o processo em que todos os equipamentos do sistema de armazenamento e abastecimento são retirados em virtude do encerramento das atividades.
A AMBIENTO BRASIL possui grande conhecimento no trabalho de remoção e desmobilização de tanques aéreos e subterrâneos, corpo técnico multidisciplinar para o atendimento à legislação, normas e procedimentos dos órgãos ambientais.
ESCOPO DE SERVIÇOS
Normas e procedimentos:
- Conama 273 – Estabelece diretrizes para o licenciamento ambiental de postos de combustíveis e serviços e dispõe sobre a prevenção e controle da poluição,( § 2°.) No caso de desativação, os estabelecimentos ficam obrigados a apresentar um plano de encerramento de atividades a ser aprovado pelo órgão ambiental competente;
- Normatizado pela ABNT NBR 14973:2010 – Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Desativação, remoção, destinação, preparação e adaptação de tanques subterrâneos usados;
- CETESB – (Anexo VI a que se refere o artigo 1°, inciso VI, da Decisão de Diretoria n° 010/2006/6, aprovada em Janeiro de 2006). – Procedimento para Remoção de Tanques e Desmobilização de Sistema de Armazenamento e Abastecimento de Combustíveis.
Atividades necessárias:
- Comunicação ao Órgão Ambiental
- Coleta de Dados e Planejamento para Execução dos Trabalhos
- Medição dos Gases e Desgaseificação do Tanque por Ventilação ou Utilização e Água
- Escavação e Retirada do Tanque
- Teste de Fundo de Cava para Análises de VOC
- Retirada de Amostra de Solo de Fundo de Cava para Análise de BTEX, PAH e TPH
- Retirada e Acondicionamento do Solo de Fundo de Cava
- Legalização do Passivo Ambiental e Destinação
- Emissão de ART e Assinatura do Engenheiro Responsável
- Relatório Técnico Conclusivo de Remoção ou Desmobilização de Tanque

Fale Conosco
