Produção de cimento, as emissões de CO2 e as mudanças climáticas

08/07/2019

O cimento é usado na construção para unir outros materiais. É misturado com areia, cascalho e água para produzir o concreto, que é o material de construção mais utilizado no mundo.

O padrão da indústria é o cimento Portland. Ele foi inventado no início de 1800 e é o nome de uma pedra de construção amplamente utilizada na Inglaterra à época.

O Portland é, hoje, usado em 98% do concreto aplicado no mundo e são produzidas 4 bilhões de toneladas por ano.

Leia também: Aquecimento Global Existe?

A emissão de carbono (CO2) e o cimento

A produção de clínquer Portland, que tem o papel de aglutinante, é a etapa central da fabricação do cimento Portland.

No processo, o calcário (CaCO3) é “calcinado” em fornos de alta temperatura para produzir a cal (CaO), liberando CO2. Em geral, ocorre a seguinte reação:

CaCO3 + calor => CaO + CO2

Cerca de metade das emissões do cimento são decorrentes da reação química mostrada acima.

Esse é o principal motivo pelo qual as emissões de fabricação do cimento serem consideradas de difícil redução: esse CO2 é liberado por uma reação química que não pode ser eliminada pela troca de combustível ou pelo aumento da eficiência do processo.

Existem também várias empresas que desenvolvem cimentos para uma “cura de carbono”, que absorvem CO2 no lugar de água, à medida que endurecem.

Se conseguirem fazer com que esta absorção de CO2 seja maior que o CO2 liberado durante a produção, estes cimentos poderiam potencialmente ser usados como sumidouros de carbono.

Alternativa para o cimento Portland

Cimentos alternativos também precisam ser capazes de competir em custo com o cimento Portland, particularmente na ausência de fortes pressões regulatórias ou políticas, como a de preços para a emissão de carbono.

Mas a mudança pode exigir investimentos em novos equipamentos ou materiais mais caros, o que pode levar vários anos para recuperar.

A World Cement Association (WCA), por sua vez, está desenvolvendo um “Plano de Ação para Mudanças Climáticas”.

A tecnologia atual só pode fornecer metade da redução de CO2 necessária para que se atinja a meta 2C do Acordo de Paris, conforme alertou a WCA recentemente aos delegados presentes em seu “Fórum Global de Mudança Climática” realizado em Paris.

 

Leia também: Emissões de CO2 voltam a subir pela primeira vez em anos

 

A Ambiento Brasil é uma assessoria ambiental – com uma equipe multidisciplinar – pronta e preparada para atender você ou a sua empresa com soluções ambientais. Entre em contato com a nossa equipe para obter nossos serviços!

 

FONTE: Carbon Brief

7 Tipos de auditoria ambiental

7 Tipos de auditoria ambiental

Atualmente as empresas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade, ninguém quer ficar de fora do movimento verde, afinal, esse assunto impacta diretamente as organizações de diversas formas. Além dos consumidores e investidores estarem levando a questão...

O que é Due Diligence ambiental e quando contratar?

O que é Due Diligence ambiental e quando contratar?

Quando uma empresa está prestes a fechar uma parceria, ou realizar uma operação empresarial, sempre se questiona se o investimento valerá a pena. E para que não se tenha surpresas é necessário a realização da Due Diligence. A Due Diligence Ambiental faz uma análise...

Como se tornar uma empresa ESG?

Como se tornar uma empresa ESG?

ESG é uma sigla em inglês para environmental, social and governance que em português significa Ambiental, Social e Governança (ASG). Este conceito vem influenciando nas tomadas de decisões dos investidores por todo o mundo.O termo ESG é utilizado para mostrar que a...

ORÇAMENTO
BUDGET
PRESUPUESTO