Poluição Eletromagnética

15/08/2016

Pouco mais de um ano, cientistas de 36 países assinaram um apelo às Nações Unidas e à Organização Mundial da Saúde, contra a exposição a Campos Eletromagnéticos.

Inúmeras pesquisas científicas recentes têm mostrado que os Campos Eletromagnéticos (CEM) afetam os seres vivos.

Esses efeitos incluem o risco de:

  • câncer;
  • estresse celular;
  • aumento de radicais livres perniciosos;
  • danos genéticos;
  • mudanças estruturais e funcionais do sistema reprodutivo;
  • défices de memória e aprendizado;
  • distúrbios neurológicos e;
  • impactos negativos sobre o bem-estar geral dos seres humanos.

Os danos ultrapassam a raça humana, segundo a crescente evidência de efeitos nocivos às vidas animal e vegetal.

Atenção para as crianças!

A massa corporal de uma criança é muito menor que a de um adulto, devido a isso, a radiação absorvida pelo corpo pode causar efeitos muito mais sérios.

Dentre os apontados pelo grupo de trabalho, estão: problemas de aprendizado, distúrbios comportamentais, comprometimento do sistema imunológico e câncer.

Leia também: Experimento de estudantes do Ensino Médio chama a atenção para os perigos do Wi-Fi

Fontes de radiação

Somos expostos por campos eletromagnéticos de todos os tipos, como aqueles gerados por:

  • aparelhos celulares;
  • antenas de telecomunicação;
  • linhas de transmissão de energia elétrica;
  • equipamentos eletroeletrônicos;
  • eletrodomésticos;
  • antenas de radiodifusão (que são as de TV e as bandas AM e FM).

Além disso, radares e telefones fixos sem fio também geram campos eletromagnéticos que podemos até denominar como poluição eletromagnética.

Os fornos de micro-ondas, segundo a Anatel, são completamente seguros quando desligados, porque não emitem nenhum tipo da radiação micro-ondas. Já quando ligados e, se apresentarem algum defeito, como mau funcionamento das travas de segurança, pode emitir radiação.

Por isso, é sempre importante que o usuário verifique se a porta está fechada corretamente, se as travas da porta estão limpas e sem sinais visíveis de danos.

As antenas de telecomunicação, principalmente as antenas de comunicação celular, são uma grande preocupação com relação aos riscos que oferecem para a saúde.

Um estudo conduzido por pesquisadores brasileiros mediu a existência de correlação espacial entre as mortes por neoplasia (tumor maligno) em Belo Horizonte e a presença de estações radiobase (antenas e torres).

O resultado é assustador: em 10 anos, foram registradas mais de sete mil mortes por neoplasia, todas elas estavam dentro de um raio de até 500 metros das estações radiobase.

Fora desse raio, as mortes por neoplasia foram decrescendo proporcionalmente à distância das torres e antenas.

Cuidados para se ter com a radiação do celular

A U.S Food and Drug Administration (FDA) apresenta dicas para te proteger da radiação, indicando a utilização de kits próprios para celulares que contêm dispositivos para tornar possível a conversação no celular sem entrar em contato com a área da cabeça, como os fones de ouvido.

Ainda nas recomendações, a FDA afirma que a utilização desses kits reduz, mas não elimina os riscos que eventualmente possam estar relacionados à exposição e à radiação emitida pelos celulares.

A Federal Communications Commission – U.S (FCC) também indica que manter o celular longe do corpo e da cabeça, usar o viva voz para falar ao telefone, redigir mensagens de texto, utilizar o telefone fixo quando se tem a opção e fazer uso consciente do celular, evitando falar por horas, também ajudam muito a diminuir a absorção de radiofrequência.

Os fabricantes de celulares também recomendam nos manuais de instruções, manter o celular no mínimo um centímetro afastado da cabeça.

Dicas para evitar a radiação de aparelhos eletrônicos

  • Fique o mais longe possível dos aparelhos eletrônicos.
  • Não mantenha o notebook no colo.
  • Não use cobertores elétricos.
  • Mantenha os fios de energia o mais longe possível de você.
  • Use a função viva-voz do seu telefone celular o máximo possível.

Além disso, troque seu aparelho televisor convencional para um de LCD. Esses tipos de tela produzem menos radiação do que outros. Troque tanto o televisor quanto o monitor do seu computador.

Desligue o roteador sem fio quando ele não estiver em uso. Embora seja muito mais seguro não usar aparelhos que oferecem esse tipo de conexão, muitas pessoas ainda preferem usá-los. Desligue-os quando você não estiver usando a internet ou estiver dormindo.

Não use os aparelhos ligados diretamente na tomada. Sempre que possível, use pilhas ou baterias. Alguns aparelhos comuns que funcionam com baterias são os notebooks e despertadores. Quando alimentados por baterias, esses aparelhos emitem muito menos radiação.

Legislação Atual sobre os campos elétricos e magnéticos

•    Resolução Normativa N° 616, de 1 de Julho de 2014 – Altera a Resolução Normativa nº 398, de 23 de março de 2010, que regulamenta a Lei nº 11.934, de 5 de maio de 2009, no que se refere aos limites à exposição humana a campos elétricos e magnéticos originários de instalações de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, na frequência de 60 Hz.

•    LEI FEDERAL Nº 11.934, de 5 de Maio de 2009 – Dispõe sobre limites à exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos; altera a Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965; e dá outras providências.

Leia também: Nova Bateria Revolucionária

CATEGORIAS

Como se tornar uma empresa ESG?

Como se tornar uma empresa ESG?

ESG é uma sigla em inglês para environmental, social and governance que em português significa Ambiental, Social e Governança (ASG). Este conceito vem influenciando nas tomadas de decisões dos investidores por todo o mundo.O termo ESG é utilizado para mostrar que a...

21 de Setembro – Dia da Árvore!

21 de Setembro – Dia da Árvore!

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional.Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera, que começa no dia 23 de...

ORÇAMENTO
BUDGET
PRESUPUESTO