Nova Bateria Revolucionária

15/02/2017

Um dos maiores desafios para a expansão das energias renováveis é o armazenamento de energia de um jeito eficiente e econômico, mas um novo tipo de bateria desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, pode ajudar a impulsionar o setor.

Com três materiais relativamente baratos e abundantes: alumínio, grafite e ureia. O professor de química Hongjie Dai e o doutorando Michael Angell criaram uma bateria recarregável segura e com um ciclo de vida longo.

O grande diferencial dessa bateria é o uso de ureia. Um material já produzido em grandes quantidades industriais para uso em fertilizantes e também presente na urina dos mamíferos, como base para o elétrólito, que é a solução capaz de conduzir corrente elétrica.

Por uma métrica de eficiência chamada de coulomb (C), que mede a relação entre a unidade de carga colocada na bateria e a carga de saída, a nova bateria é avaliada em 99,7%, o que é considerado bem alto.

À medida que a demanda por tecnologias renováveis cresce, aumenta a necessidade de baterias baratas e eficientes para armazenar a energia gerada durante períodos de alta produção e liberá-la em tempos nada produtivos, especialmente se tratando da fonte solar.

As baterias atuais, como as de íon lítio ou chumbo-ácido, são caras e têm vida útil limitada.

Para atender às demandas de armazenamento de uma rede elétrica, a bateria comercial terá de durar pelo menos dez anos.

“Nosso sonho é que, com essa bateria, a energia solar seja armazenada em cada edifício e em cada casa”, disse Dai.

Leia também: Aspirador de Partículas

FONTE: EXAME

CATEGORIAS

Como se tornar uma empresa ESG?

Como se tornar uma empresa ESG?

ESG é uma sigla em inglês para environmental, social and governance que em português significa Ambiental, Social e Governança (ASG). Este conceito vem influenciando nas tomadas de decisões dos investidores por todo o mundo.O termo ESG é utilizado para mostrar que a...

21 de Setembro – Dia da Árvore!

21 de Setembro – Dia da Árvore!

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional.Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera, que começa no dia 23 de...

ORÇAMENTO
BUDGET
PRESUPUESTO