Experimento de estudantes do Ensino Médio chama a atenção para os perigos do Wi-Fi

03/12/2017

A internet é uma complexa rede de sinais entrelaçados transmitidos e recebidos através de comunicações por satélite.

Para esses satélites e antenas transmitirem esses sinais para todo o planeta, eles precisam de energia. Muita energia.

Qualquer coisa que tenha energia emite radiação, desde reatores nucleares até a nossa televisão, computadores e celulares. Radiação são ondas invisíveis de energia que os nossos olhos não conseguem ver, mas podem ter efeito prejudicial sobre a nossa saúde.

Os cientistas vêm há muito tempo criticando os efeitos prejudiciais da radiação, mas nenhum deles realmente nos explica em termos leigos ou nos mostra os efeitos.

Para nossa sorte, alguns estudantes do Ensino Médio chamaram a atenção para a questão e explicaram em termos fáceis o que está acontecendo, para que possamos entender ou pelo menos ter uma ideia geral do problema.

Leia também: Poluição Eletromagnética

Radiação emitida pelo Wi-Fi – O experimento

Cinco estudantes do Ensino Médio conduziram um experimento. O problema: elas notaram ter dificuldade em se concentrar na aula depois de dormir com seus celulares ao lado da cama na noite anterior. Elas também tinham dificuldade para pegar no sono.

Não, não era porque elas usavam os aparelhos a noite inteira, mas elas suspeitaram que tinha algo a ver com a radiação emitida pelo Wi-Fi e seus celulares.

Então, para um trabalho de biologia, elas decidiram fazer uma experiência simples, que culminou em resultados incrivelmente substanciais.

Elas prepararam 400 sementes de agrião e as separaram em 12 recipientes diferentes. Seis dos recipientes foram colocados ao lado de um roteador de Wi-Fi, e os outros seis foram colocados o mais longe possível.

Todas as outras variáveis controladas, como água, temperatura, quantidade de luz solar, etc. em todas as amostras foram idênticas.

Radiação emitida pelo Wi-Fi – O resultado

Após 12 dias acompanhando de perto suas mudanças, os resultados foram surpreendentemente convincentes.

As sementes de agrião ao lado do roteador morreram. Algumas delas apodreceram e outras se deterioraram de alguma forma.

Por outro lado, as sementes de agrião armazenadas longe do roteador permaneceram verdes e saudáveis.

Lea, uma das estudantes, disse: “É realmente assustador que o efeito tenha sido tão brutal, ficamos muito chocadas com o resultado”.

Embora estudos adicionais devam ser realizados para verificar esses resultadospara o público comum, eles são suficientes para percebermos que estamos expondo nossos corpos a essas radiações e que nossos aparelhos eletrônicos podem ter efeitos negativos consideráveis sobre nossa saúde.

Como consequência da descoberta, Lea disse: “Nenhuma de nós dorme mais com o celular ao lado da cama. Ou colocamos o celular muito longe, ou em outro quarto. E o computador sempre é desligado antes de dormir”.

Um renomado professor do ‘Instituto Karolinska’ em Estocolmo, Olle Johansson, expressou seu apoio ao experimento dessas garotas e considerou-o brilhanteEle ainda planeja recriar o experimento em uma instalação de pesquisa adequada com seus colegas e espera poder contar com a ajuda delas.

As meninas ficaram dentro do alcance de seus conhecimentos, implementaram habilmente e desenvolveram uma experiência muito elegante. A riqueza de detalhes e precisão é exemplar, escolher o agrião foi muito inteligente e eu poderia ficar o dia todo as elogiando… Espero sinceramente que elas passem sua futura vida profissional trabalhando com pesquisas porque acho que elas têm uma aptidão natural para isso. Pessoalmente, eu adoraria tê-las na minha equipe”, Johanssen acrescentou.

Da próxima vez que usar o celular na cama, certifique-se de colocá-lo longe de você antes de pegar no sono.

Leia também: Nova Bateria Revolucionária

CATEGORIAS

Como se tornar uma empresa ESG?

Como se tornar uma empresa ESG?

ESG é uma sigla em inglês para environmental, social and governance que em português significa Ambiental, Social e Governança (ASG). Este conceito vem influenciando nas tomadas de decisões dos investidores por todo o mundo.O termo ESG é utilizado para mostrar que a...

21 de Setembro – Dia da Árvore!

21 de Setembro – Dia da Árvore!

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional.Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera, que começa no dia 23 de...

ORÇAMENTO
BUDGET
PRESUPUESTO