Aspirador de partículas: novo filtro de ar industrial

26/10/2016

Este sistema inovador é capaz de aspirar o ar em um raio de 300 metros e até sete quilômetros de altura e tratar 800.000 metros cúbicos de ar por hora.

Empresários holandeses apresentaram esta terça-feira, em Amsterdã, um sistema de filtros destinado a purificar o ar ambiente externo de quase todas as partículas finas e ultrafinas que prejudicam a saúde, e chamaram sua invenção do primeiro “aspirador” gigante deste tipo no mundo.

“É um grande filtro de ar industrial, de oito metros de comprimento, feito de aço, que seria colocado no topo dos edifícios, perto das zonas industriais” ou em aeroportos, disse à AFP Henk Boersen, porta-voz da start-up Envinity Group, que iniciou o projeto.

Leia também: Declínio Global do Carvão

Aspirador de Partículas: Como funciona?

Aspirador de partículas

Este sistema inovador chamado de aspirador de partículas, é capaz de aspirar o ar em um raio de 300 metros e até sete quilômetros de altura, tratar 800.000 metros cúbicos de ar por hora e filtrar 100% das partículas finas e 95% das partículas ultrafinas presentes no ar, segundo testes realizados com o protótipo. “Uma grande coluna de ar atravessará o filtro e sairá limpa”, afirmou o porta-voz. As partículas finas são liberadas na queima de madeira e outros combustíveis, assim como da combustão industrial, e são consideradas pela Agência Europeia do Ambiente “o poluente atmosférico mais nocivo para a saúde humana” no continente.

Cerca de 90% dos residentes da União Europeia estão expostos a níveis dessas partículas – que podem ser cancerígenas – acima dos recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Já as partículas ultrafinas são liberadas pelas emissões dos automóveis e aviões, de acordo com o Envinity Group, e podem causar danos ao sistema nervoso, infecções, câncer, asma, alergias, doenças respiratórias ou cardiovasculares. Governos, empresas e aeroportos já estão interessados no projeto, disse Boersen.

Para a start-up holandesa, este sistema ajudaria a tornar “mais restritos” os padrões europeus de partículas finas, que buscam principalmente “a redução da emissão na fonte”, diminuindo, por exemplo, a velocidade máxima nas estradas.

O sistema Smog Free Tower de purificação de ar

Outro sistema de purificação do ar, denominado “Smog Free Tower”, foi instalado no mês passado em Pequim e lançado pelo artista holandês Daan Roosegaarde. O aspirador de partículas é capaz de limpar até 30.000 metros cúbicos de ar por hora, recolhendo mais de 75% das partículas nocivas, disse o Studio Roosegaarde em um comunicado.

Entre em contato com a Ambiento Brasil, para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a implementar medidas adequadas para minimizar os riscos identificados. Também, nos siga nas redes sociais: Facebook e Linkedin para acompanhar mais conteúdos parecidos com a avaliação de risco ambiental.

FONTE: EXAME

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

Hoje no dia mundial da água, convido você a refletirmos sobre a importância dela para o nosso planeta.

Qual é a importância da realização da Investigação Detalhada?

Qual é a importância da realização da Investigação Detalhada?

A Investigação Detalhada é a terceira etapa do Gerenciamento de Áreas Contaminadas que tem como objetivo ter o conhecimento do tamanho total da contaminação, e também, identificar todos os pontos de risco. É nessa fase que se inicia os procedimentos para a recuperação...

Dia do Controle da Poluição Industrial

Dia do Controle da Poluição Industrial

Como especialistas em soluções ambientais para o segmento industrial e de serviços, entendemos como é importante reduzir os impactos causados ao meio ambiente, e nada melhor que a data de hoje para promover a conscientização sobre esses cuidados na sua empresa. Os...

ORÇAMENTO
BUDGET
PRESUPUESTO