O que é Due Diligence ambiental e quando contratar?

06/07/2022

Quando uma empresa está prestes a fechar uma parceria, ou realizar uma operação empresarial, sempre se questiona se o investimento valerá a pena. E para que não se tenha surpresas é necessário a realização da Due Diligence.

A Due Diligence Ambiental faz uma análise pontual sobre os passivos que as empresas podem carregar com elas. Dessa forma, um negócio que parecia promissor pode acabar impactando negativamente os resultados esperados.

Para saber como funciona o processo de Due Diligence, quando é necessária e como ela pode tornar a sua tomada de decisão mais assertiva e eficiente, continue a leitura!

O que é due diligence ambiental?

Due Diligence significa “diligência devida/prévia”, já a palavra diligência remete a cuidado, zelo, investigação e pesquisa.

Portanto o processo de due diligence ambiental tem como finalidade fazer uma investigação pontual a respeito da responsabilidade ambiental, antes do fechamento de uma parceria ou negociação.

Esse estudo se faz necessário para identificação de passivos ambientais que possam causar impactos negativos na organização.

Com a due diligence é possível identificar:

  • A contaminação da água e do solo;
  • O não cumprimento de leis ambientais;
  • Prevenção de acidentes ambientais.

Quando é necessário contratar uma empresa que faça due diligence ambiental?

A due diligence é necessária antes de uma negociação em potencial que envolva investimentos significativos, seja de uma compra, fusão, integração ou parceria entre as empresas.

Tal análise deve ser feita para avaliar terceiros como fornecedores e associados, e assim resguardar a empresa adquirente.

O processo envolve a gestão de riscos, auditorias, informações patrimoniais, histórico da organização, identificação de oportunidades e previsão de cenários de negócios.

A partir dos resultados da due diligence é possível ser mais assertivo no valor da negociação, afinal de contas a empresa pode acabar herdando os passivos, dívidas e quaisquer outros processos da empresa adquirida.

A due diligence também pode ser feita como auditoria ambiental interna, e assim trazer uma visão mais ampla para os gestores da empresa.

O que diz a legislação e quais são as fases da due diligence ambiental?

De acordo com a legislação e as políticas do meio ambiente (Lei 6.938/1981), toda ação e danos causados ao meio ambiente, será de total responsabilidade do proprietário fazer a reparação do problema, independente de quem tenha causado o passivo ambiental.

Sendo assim, a due diligence serve para auxiliar os investidores a evitarem surpresas nas tomadas de decisões.

Esse processo tem que ser realizado por uma equipe qualificada, como uma consultoria ambiental, formada com equipes multidisciplinares.

Tal equipe seguirá as seguintes fases da Due Diligence Ambiental:

  • Fase I (Avaliação Ambiental Preliminar): Nesta etapa será feito o levantamento do histórico de informações da empresa, incluindo o uso e operações realizadas na área, ou até mesmo no entorno do local. Dessa forma, identifica e avalia os potenciais passivos ambientais relacionados ao empreendimento;

 

  • Fase II (Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental): Nesta fase será confirmado o tipo e grau do passivo ambiental, além do desenvolvimento das estratégias necessárias para a mitigação dos impactos ambientais locais e na reabilitação da área. A Due Diligence é feita a partir de uma visita de campo, onde a amostra dos solos e da água são coletadas para a análise.

Quem faz a Due Diligence ambiental?

O processo de Due Diligence no setor ambiental pode ser conduzido por consultorias ambientais especializadas.

Entretanto, dependendo do propósito da due diligence pode haver especialistas de diversas áreas como advogados, administradores, economistas, contadores e etc.

Trabalhando de forma conjunta, essa equipe multidisciplinar desenvolverá alternativas e soluções para os processos da sua empresa.

Benefícios de realizar a due diligence ambiental

Depois que as práticas ESG foram utilizadas como base para investimentos, cada vez mais companhias vêm querendo se adequar às normas ambientais. Não somente a si mesmo, mas também a todos os seus sócios, parceiros e fornecedores.

E o processo de Due Diligence ambiental permite que a organização tenha uma visão geral, tanto da sua empresa, quanto dos seus stakeholders.

Veja abaixo alguns dos benefícios de uma Due Diligence Ambiental:

  • Identificação de passivos ambientais e cenários de risco;
  • Detalhes sobre o cumprimento legal da situação ambiental;
  • Desenvolvimento do plano de ação e remediação;
  • Elaboração de estratégias preventivas;
  • Avaliação financeira do local e panorama mais adequado;
  • Melhor visão sobre o valor da negociação;
  • Segurança no fechamento de contrato.

Conclusão sobre a due diligence ambiental

A empresa que busca expandir seus negócios, deve obter o maior número de informações possíveis, antes de tomar qualquer decisão que traga risco financeiros para toda a cadeia produtiva.

Com um processo bem feito de due diligence, a organização consegue detectar os riscos e assim evitar de herdar os passivos ambientais do parceiro em questão.

Por isso, antes de tomar uma decisão que afetará toda a sua empresa, entre em contato com as agências de assessoria ambiental para que eles possam te mostrar as melhores oportunidades e assim, fechar seu negócio com segurança.

 

A Ambiento Brasil é uma assessoria ambiental com uma equipe multidisciplinar, pronta para realizar a Due Diligence Ambiental. Caso você ou a sua empresa esteja precisando de uma consultoria, entre em contato com a nossa equipe!

7 Tipos de auditoria ambiental

7 Tipos de auditoria ambiental

Atualmente as empresas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade, ninguém quer ficar de fora do movimento verde, afinal, esse assunto impacta diretamente as organizações de diversas formas. Além dos consumidores e investidores estarem levando a questão...

Como se tornar uma empresa ESG?

Como se tornar uma empresa ESG?

ESG é uma sigla em inglês para environmental, social and governance que em português significa Ambiental, Social e Governança (ASG). Este conceito vem influenciando nas tomadas de decisões dos investidores por todo o mundo.O termo ESG é utilizado para mostrar que a...

ORÇAMENTO
BUDGET
PRESUPUESTO