7 Tipos de auditoria ambiental

07/07/2022

Atualmente as empresas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade, ninguém quer ficar de fora do movimento verde, afinal, esse assunto impacta diretamente as organizações de diversas formas.

Além dos consumidores e investidores estarem levando a questão ambiental a sério, existem leis que exigem uma boa prática vindo das companhias.

Esse é o caso da NBR ISO 19011, que dispõe de todas as obrigações que as empresas devem cumprir, para estarem de acordo com o código ambiental.

E para saber se as empresas estão cumprindo a legislação ambiental, é feita uma auditoria, na qual é realizada por órgãos fiscalizadores, entidades de controles e consultorias ambientais.

Existem diversos tipos de momentos que você pode optar por uma auditoria ambiental.

Para saber quais são os tipos de auditorias ambientais que você pode realizar na sua empresa, continue a leitura!

1. Auditoria ambiental pós-acidente

Esse tipo de auditoria é realizada em caso de acidentes ambientais, como o rompimento de uma barragem, um derramamento de petróleo ou outras substâncias.

O principal objetivo da auditoria ambiental pós-acidente é investigar as causas e os responsáveis pelo acidente, inclusive verificar a possibilidade de uma nova ocorrência e as medidas que devem ser adotadas para a prevenção.

2. Auditoria de conformidade legal (Compulsória)

Esse procedimento avalia se as práticas da empresa estão em conformidade com a legislação ambiental, exigidas em seu campo de atuação.

A auditoria de conformidade legal é normalmente conduzida como preparação para empresas que necessitam de alguma licença ambiental, ou como forma de prevenir multas.

3. Auditoria de descomissionamento

A auditoria de descomissionamento é realizada quando há um fechamento de indústria ou empreendimento com alto potencial poluidor.

Neste caso, a auditoria é feita para saber se o local apresenta riscos futuros para o meio ambiente ou a população que mora na região.

4. Auditoria de responsabilidade ou Due Diligence Ambiental

A Auditoria de Responsabilidade é a que mais se assemelha com o processo de Due Diligence Ambiental, afinal ela busca investigar a existência de passivos ambientais que podem impactar no processo de compra e venda de alguma organização.

5. Auditoria de sistema de gestão

O intuito desse tipo de auditoria é adequar a empresa com as normas ambientais necessárias.

Esse procedimento é buscado pelas empresas para verificar e certificar se as mesmas atendem todas as exigências ambientais.

6. Auditoria da cadeia produtiva

A auditoria ambiental de cadeia de produção tem como objetivo avaliar todos os parceiros e fornecedores que podem trazer riscos para a empresa.

Como o próprio nome já diz, esse tipo de auditoria busca verificar todas as etapas de produção da empresa, incluindo os serviços prestados, como a entrega de matéria-prima, descartes de resíduos ou até mesmo a logística das operações.

7. Auditoria de Avaliação de desempenho

Esta auditoria é indicada para empresas que querem avaliar seus indicadores ambientais, e assim minimizar danos ao meio ambiente.

Os indicadores observados são: o consumo de água; a emissão de poluentes; a geração de resíduos, o consumo de energia, entre muitos outros.

Conclusão sobre os tipos de auditorias ambientais

Ao cuidar da gestão ambiental, a imagem da sua empresa melhora diante da sociedade, parceiros, fornecedores e órgãos nacionais e internacionais, aumentando também, o valor de mercado do seu empreendimento.

Além disso, essas ações tornam-se preventivas e evitam futuros problemas.

Por isso é importante escolher empresas de auditorias ambientais experientes para que tragam soluções adequadas para o seu negócio.

 

Procurando uma empresa que faça auditorias ambientais? Então entre em contato com a equipe da Ambiento Brasil!

O que é Due Diligence ambiental e quando contratar?

O que é Due Diligence ambiental e quando contratar?

Quando uma empresa está prestes a fechar uma parceria, ou realizar uma operação empresarial, sempre se questiona se o investimento valerá a pena. E para que não se tenha surpresas é necessário a realização da Due Diligence. A Due Diligence Ambiental faz uma análise...

Como se tornar uma empresa ESG?

Como se tornar uma empresa ESG?

ESG é uma sigla em inglês para environmental, social and governance que em português significa Ambiental, Social e Governança (ASG). Este conceito vem influenciando nas tomadas de decisões dos investidores por todo o mundo.O termo ESG é utilizado para mostrar que a...

ORÇAMENTO
BUDGET
PRESUPUESTO